Compartilhe este artigo
Para quem ama viajar, conhecer culturas é sempre uma boa atração. Cada país, cada local, cidade ou estado, possui sua cultura específica. Isso atrai, ajuda o desenvolvimento do local, e muitas das vezes se espalha para outros lugares.
Quem viaja precisa estar sempre pronto para lidar com novas culturas, respeitar e entender que um novo ambiente exige compreensão e sabedoria, para lidar com cada povo, cada pessoa, que consigo levar suas crenças e atividades que compõe o seu cotidiano.
Abaixo listamos algumas das culturas mais famosas do mundo, culturas essas que são bastante visitadas e exploradas:
Cultura japonesa
A cultura japonesa sem dúvida é a mais famosa e completa do mundo. Essa cultura tão importante possui várias características que estão presentes não apenas no seu país de origem, mas que também é consumida em outras partes do mundo como, por exemplo, a gastronomia japonesa. A cultura do Japão, tem por sua vez perdurado durante séculos e gerações que, no entanto, valoriza e mantêm suas crenças e tradições antigas, mas que também se adaptou para novas atividades culturais modernas como, por exemplo, a cultura pop, muito famosa e diluída pelo país e fora dele.
Uma das tradições japonesas mais conhecidas ao redor do mundo é o origami, sendo a arte de dobrar um simples papel fazendo diferentes formas e formatos, formando animais, aves entre outros, mas que também possuem muitos significados distintos nas suas diferentes formas. Essa arte não se tem conhecimento da sua formação, mas acredita-se que seu desenvolvimento tenha sido por volta do século XVII.
Hoje em dia o origami é popular no mundo todo, mas no Japão continua sendo seu lugar onde as obrar mais fascinantes com um simples papel, continua perdurando e ganhando vários adeptos que aprendem e se solidarizam com a cultura do origami, sendo muito famoso e amado por visitantes e turistas do Japão.
Outra tradição que faz parte da cultura japonesa é conhecida como cerimônia do chá, que por sua vez é extremamente delicada possuindo uma característica única que consiste em que o participante que efetua a cerimônia estude e treine durante anos para enfim efetuar a cerimônia. A cerimônia tem como principal característica revisitar a seriedade, a simplicidade e a harmonia.
O teatro Kabuki é realizado desde meados do século XVII e é importante diante da cultura japonesa. O teatro é conhecido pelos seus figurinos e aparências de decoração juntamente com suas maquiagens extremamente chamativas, com artefatos grandes e nada casuais. Esse teatro por sua vez possui temas baseados em histórias e lendas urbanas japonesas, que também incluem danças e outras atrações.
O Japão é conhecido por ser um país extremamente desenvolvido, muitas vezes malvisto e mal interpretado por outros povos que imagina que a cultura japonesa não é acolhedora, mas podemos dizer que pelo contrário, a cultura japonesa é extremamente acolhedora e possui diversas atrações para turistas e visitantes do país. Além disso, o Japão é um lugar extremamente desenvolvido em todas as áreas, não apenas na cultura, fazendo com que seus turistas e visitantes embarquem numa viagem inclusiva e muito divertida, obtendo muito conhecimento e grandes memorias desse lugar incrível.
Cultura indiana
Sendo uma das culturas mais antigas do mundo, a cultura indiana possui uma história extremamente rica e aborda diversas práticas na sociedade. Embora não muito atrativa para a prática, a cultura indiana acaba sendo atrativa para nível de conhecimento histórico, considerando a grande massa de turistas que recebem todos os anos no país.
A Índia é um país muito forte religiosamente falando, pais cujo tem seu estado voltado para o islâmico, com destaque para as religiões como o hinduísmo, mas também como o islã o cristianismo e o sikhismo.
Os templos diferenciados com arquiteturas icônicas e aclamadas pela sociedade, sua gastronomia rica em diversos tipos de pratos típicos do país, fazem também parte da cultura indiana, e que por si só já obtém destaque no meio mundial sendo uma das culturas que mais chamam a atenção no mundo por sua peculiaridade e forma de comportamento.
O templo de Karni Mata, por exemplo, localizado na região de Rajasthan, habitado por ratos, animais estes que são considerados deuses e sagrados pelo hinduísmo. A cultura indiana também possui por sua vez outros templos espalhados pelo país, com diversos eventos e festivais realizados nos mesmos, como, por exemplo, o Diwali que é uma espécie de comemoração da vitória do bem sobre o mal. Outro evento e festival importante na região é o Holi, conhecido como o festival das cores.
Esses festivais são comemorados em todo o país, fazendo parte da cultura indiana diretamente, unindo as comunidades e os povos nativos do país. Esses eventos culturais possuem danças típicas da região, a celebram muitas vezes praticas religiosas e danças com movimentos diferentes complexos dos pés e das mãos.
Na Índia como parte de sua forte cultura existem tendo sido faladas 3 línguas, sendo a principal delas o hindi, posteriormente a tâmil, o telugu e o bangali nas regiões mais periféricas. Obras clássicas como Mahabharata e o Ramayana, são obras da vasta literatura indiana que possuem literários modernos como, por exemplo, Salman Rushdie e Arundhali Roy.
Enfim, a cultura indiana é repleta de características que a tornam uma das culturas mais relevantes e destacáveis do mundo, o turismo no país é muito bem-vindo se você quer conhecer uma cultura bem diferente das demais. No entanto, o país é muito receptivo, contado que você tenha o máximo de respeito pela cultura e religião, onde o povo indiano possui grande carinho e devoção pelo seu país.
Cultura africana
Uma das culturas mais vastas e ricas do mundo, a cultura africana abrange centenas de línguas, costumes, credos, tradições, danças, além de misticismos e rituais. No território africano a divisão entre países ajuda ainda mais a aumentar a quantidade de culturas que estão presentes na África. Cada país, cada região, possui seus próprios credos.
A principal característica na cultura africana é a música e a dança, os quais são extremamente marcantes, sendo que a música africana é uma espécie de mãe de outros gêneros musicais que partiram dali. Sendo assim a África costumeiramente tem na sua essência a música que faz parte da vida cotidiana dos africanos. Além disso, a África também é a região desenvolvedora de instrumentos musicais conhecidos e marcantes em sua cultura, como, por exemplo, o mbira, kora e o djambe.
As danças por sua vez também formaram a partir delas, diversos outros tipos de danças presentes em outros países, sendo assim a África, país extremamente influenciador em outras culturas ao redor do mundo.
Uma outra parte da cultura africana que é bastante interessante e que também atrai muitos visitantes e turistas, que se interessam por conhecer seus rituais de cura entre outros assuntos que as religiões e rituais africanos abordam. As religiões africanas muitas vezes se baseiam em crenças de espíritos e reencarnação de ancestrais, ainda com rituais de sacrifícios e cerimônias de iniciação que são coisas comuns para o povo africano.
A cultura africana, também é destaque por sua culinária, baseada em grãos vegetais e carnes, porém, suas gastronomias são difundidas e variam muito de uma região para outra, justamente pela grande extensão do continente. Suas comidas mais populares e amadas pelos visitantes são as: Injera na Etiópia, o jollof rice da Nigeria e o bobotie na África do Sul sendo uma das comidas mais pedidas pelos visitantes do local.