Compartilhe este artigo
Cavernas e grutas são locais muito famosos por suas místicas e curiosidades que atiçam os corajosos exploradores e turistas que amam se fascinar pelo que existe ou o que já existiu dento de um lugar como esses. As grutas e cavernas são lugares incríveis com grande diversidade de vida tanto em espécies raras de plantas quando em pinturas ancestrais, ou até mesmo espécies raras de animais como morcegos e insetos.
Listamos abaixo algumas das grutas e cavernas mais famosas e visitas do mundo, tanto por suas belezas naturais quantos por sua história e diversidade, confira algumas abaixo:
1. Caverna de Lascaux, França
Localizada no sudoeste da França a caverna de Lascaux é uma das mais famosas e visitadas do mundo. Ela ficou conhecida por suas pinturas ancestrais conhecidas como pinturas rupestres, que se acredita que tenham sido feitas na pré-história. A caverna foi descoberta em meados de 1940, a história conta que adolescentes buscavam seu cachorrinho perdido, e se depararam com a caverna, que rapidamente ficou conhecida, e protegida pelo governo francês.
A partir daí, a caverna virou destino de visitantes e de pesquisadores, que se motivaram em entender e estudar a história por dentro do local. Estudiosos apontam que as pinturas foram realizadas aproximadamente há 17mil anos antes, durante o período paleolítico. É possível ver pinturas de lustrações de animais como cavalos por exemplo, e pinturas com figurações humanas como mãos e corpos.
Essas pinturas foram feitas com óleo e pigmentos naturais, como o carvão por exemplo, assim alustrando grande parte do interior da caverna. Tanto é que as pinturas desse lugar são conhecidas mundialmente, sendo consideradas as pinturas ancestrais mais importantes da humanidade, são as pinturas mais bem preservadas dessa época.
As pinturas retratam movimentos, como corridas, caças de animais, grupos humanos, ou grupos e espécies de animais também são vistas no interior da caverna. É destacável a precisão das pinturas e o nível elevado de detalhes e do cuidado com os materiais que foram utilizados na época, tendo em vista que não se desgastaram ao longo dos anos. Ainda se acredita que as pinturas tenham sido feitas com rituais religiosos ou com propósitos de comunicação, como por exemplo, uma espécie de manual de caça para que as ideias não fossem perdidas pelas tribos existentes.
A quantidade de visitantes causou desgaste na preservação do ambiente. Com o excesso de turismo no local, as pinturas sofreram com o crescimento de fungos e algas que por conta disso forçou a criação de uma replica da caverna em outro local, que recebe os turistas do mundo inteiro. Esse fechamento aconteceu em 1963 e o novo lugar chama-se Luscaux II que é uma réplica fascinante do local.
Nos tempos atuais, a caverna é considerada um tesouro nacional francês, e um importante local arqueológico mundial. Até o momento, a caverna original não está aberta ao público que continuam a somente poder visitar sua replica. Não se sabe ainda se em algum momento a caverna original será aberta novamente para a visitação. Esse patrimônio mundial é uma grande preservação que lembra a criatividade e habilidades dos primeiros seres humanos presentes na terra.
2. Grutas de Ellora, Índia
Imagine comigo um complexo de templos escavados na rocha a mais de 1500 anos atrás? Estamos falando das grutas de Ellora na índia, localizada na cidade de Maharashtra, sendo construídas em um período de 600 anos em meados dos séculos VI e XII e são consideradas até hoje um dos maiores marcos da arquitetura humana.
As grutas de Ellora são compostas por 34 tempos e cada um deles são especificamente destinados para uma entidade diferente na religião hinduísta e jainismo. As arquiteturas foram realizadas por artesãos e mestres de obra da época, pessoas que era altamente qualificados para realização de construções naquele período.
As esculturas que estão no local são conhecidas por sua beleza e detalhes, retratam a história dos deuses antigos da mitologia hinduísta. Os templos são decorados por esculturas também pelo deus Buda e escritas com seus ensinamentos que perduram até os dias de hoje. Já outras grutas possuem imagens e esculturas do deus Tirthankaras e escritas do jainismo.
O templo que mais impressiona em Ellora é o templo de Kailasa, que foi dedicado e construído para o deus Shiva, um dos deuses mais importantes na época. Essa obra prima da humanidade foi construída em forma de pátio, onde foi esculpida em um único bloco de rocha, seguido por escadas. O local possui 30 metros de altura, e tecebeu um acabamento com inúmeras esculturas e relevos arcaicos dos antepassados e da cultura indiana.
O complexo de grutas de Ellora são um patrimônio tombado pela UNESCO, e são considerados uma das maravilhas do mundo antigo, sendo amado e respeitado do mundo inteiro, sendo também um local de muitas visitas e atração para milhares de turistas de todo o mundo. As Grutas de Ellora lembram a humanidade de toda a história e cultura da índia antiga, o poder de construção e habilidades dos nossos ancestrais.
3. Caverna de Waitomo, Nova Zelândia
A caverna conhecida pelos seus vagalumes que iluminam e deixam a caverna um lugar deslumbrante durante as noites é a caverna do Waitomo localizada na Nova Zelandia. Esse local também é conhecido pois no seu interior existe a formação de calcaria uma rocha rara na natureza. A caverna é conhecida mundialmente como um tesouro geológico sendo protegida pelo governo e órgãos de preservação ambiental.
Durante os anos a ação das águas sobre as rochas surtiram impactos que formaram as rochas no interior da caverna. Essas águas esculpiram tuneis e paredes que formam uma verdadeira beleza natural e deslumbrante onde os visitantes podem desbravar o seu interior para conhecer um pouco mais dessa obra prima da natureza. No interior também é possível ver as estalactites e estalagmites que foram formadas pelos minerais encontrados no ambiente.
Os pequenos insetos brilhantes tão famosos e conhecidos como vagalumes fazem da caverna Waitomo um lugar ainda mais especial, são milhares deles que usam suas luzes para atrair presas e se comunicarem entre si, as visitações durante a noite é possível se deparar com esses insetos tão magníficos que impressionam a qualquer um que vê uma legião deles pairando pelo ar da caverna.
Com o passar dos anos a organização do lugar fez com que sua visita fosse diminuída para menores grupos, para que o ambiente seja preservado o máximo possível, também é solicitado para que ninguém toque em nada para que o ambiente possa manter o seu nível natural de resíduos e seja mantido de forma mais natural possível. A caverna é iluminada com uma luz suave para que os visitantes possam contemplar de forma completa o ambiente e suas formações de calcário.
Os organizadores e preservadores da caverna também presam pela vida dos vagalumes nela presentes, no entanto, cuidam para que nem a luz nem os visitantes os incomodem. Na mesma região é possível encontrar outras grutas e cavernas como por exemplo a famosa caverna de Aranui e a caverna de Ruakuri, que oferecem visitas incríveis e experiencias únicas para quem quer se deliciar e conhecer mais a natureza.
Porém a caverna de Waitomo é a principal da Nova Zelandia, sendo um destino mais que obrigatório para os turistas do país, com sua beleza natural e seus vagalumes o lugar é um destino muito procurado por estudiosos e arqueólogos. A experiencia de conhecer a gruta única e incrível, sendo uma das cavernas mais lindas do mundo.
4. Caverna de Mammoth, Estados Unidos