Compartilhe este artigo
Enigmáticas, fascinantes e impressionantes, as pirâmides do Egito, uma das sete maravilhas do mundo, são o destino de muitos turistas curiosos, pesquisadores, admiradores de beleza inexplicáveis, arqueólogos e exploradores, afinal imagina estar diante de uma estrutura gigantescas construída há mais de 4.500 anos. Motivo de muita intriga entre os cientistas e arqueólogos, é um monumento imperdível para quem deseja conhecer a história e a cultura egípcia, pensando nisso, queremos trazer para você sete das inúmeras curiosidades sobre essa impressionante criação, acompanhe a seguir mais sobre as Pirâmides do Egito:
-
As pirâmides foram construídas por volta de 2550 a.C.
Pesquisas apontam a construção das pirâmides foi por volta de 2550 anos a.C. durante o Antigo Império Egípcio, por isso a cultura, os desenhos e a arquitetura refletem a sua origem, e até hoje essa bagagem cultural permanece como um registro, retratando o toque especial da época. Entre as pirâmides, a mais famosa é a Grande Pirâmide de Gizé, que dizem ter sido construída para o faraó Quéops, levando cerca de 20 anos até finalizar o projeto, contando com cerca de 100.000 trabalhadores envolvidos.
-
As pirâmides foram construídas como tumbas.
Ouvimos muito dizer sobre as tumbas que são descobertas e exploradas nas pirâmides, o que arqueólogos e pesquisadores também observaram é que essas tumbas eram destinadas para o descanso para seus faraós egípcios e seus conselheiros mais próximos, onde desenhavam e escreviam em suas paredes a vida do faraó e suas realizações, além de conter pinturas e hieróglifos. Até mesmo o formato da pirâmide tinha um significado, dizem que representava uma ascensão do seu mestre ao céu após a morte.
-
A Grande Pirâmide de Gizé é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda existe.
Existe uma lista onde foram escolhidos monumentos e pontos turísticos para representarem as setes maravilhas do mundo, atualmente essa lista passou a ser classificada como as setes maravilhas do mundo moderno, porém existe aquela do mundo antigo, entretanto, grande parte das que antes estavam na lista antiga foram destruídas ou desapareceram com o tempo, e somente a Grande Pirâmide de Gizé sobreviveu ao tempo e continua sendo considerada uma das maravilhas arquitetônicas mais impressionante e fascinante, do mundo e da história.
-
As pirâmides foram construídas sem a ajuda de máquinas modernas.
Parece impressionante de se dizer, mas naquele tempo não havia a modernidade, praticidade e tecnologia em construções como hoje em dia, dessa forma foi demonstrado que as ferramentas utilizadas pelos trabalhadores egípcios naquela época eram feitas de cobre e pedra para cortar e mover pedaços de granito de até 80 toneladas, uma especulação que temos hoje em dia é que eles utilizavam um sistema fluvial através do Rio Nilo, outros dizem que as pedras eram movidas por meio de trenós e rampas, independente da forma, hoje temos uma impressionante estrutura, digna de admiração.
-
Há três pirâmides em Gizé.
Destino de muitos turistas, fonte de história e muita cultura, Gizé possui as três pirâmides mais famosas do Egito, sendo elas, a Grande Pirâmide de Quéops, a Pirâmide de Quéfren e a Pirâmide de Miquerinos, um verdadeiro espetáculo para quem já presenciou, e um fascinante desejo para aqueles que querem conhecer.
-
A Esfinge guarda as pirâmides de Gizé.
Outra estrutura que merece menção e reconhecimento por tamanha beleza e engenhosidade, é a estátua de pedra da Esfinge que guarda as pirâmides de Gizé, ela possui cerca de 20 metros de altura e 73 metros de comprimento, representa uma criatura mitológica com corpo de leão e a cabeça de uma pessoa, que segundo historiadores, foi construída por volta de 2.500 a.C.
-
As pirâmides já foram saqueadas várias vezes.
Por suas histórias de tesouros escondidos, salas e tumbas inexploradas, e tamanha riqueza que está além de ouro e prata, as pirâmides são alvos de curiosos, admiradores, pesquisadores, mas infelizmente também é alvo de criminosos, que buscam roubar objetos históricos, e saquear a riqueza cultural que existem dentro delas.
Por diversas vezes já foram saqueadas, e por causa disso ao longo dos anos foram implementados sistemas de segurança, que incluem policiais vigiando, câmeras, além de multas caso a pessoa seja flagrada roubando ou destruindo alguma coisa do local.
As pirâmides foram e ainda são objeto de grande fascínio e mistério ao longo da história, seja pelas especulações sobre sua construção, que vão desde a hipótese de extraterrestres, como a ideia de que foram erguidas por escravos, além das suas tumbas secretas, repletas de armadilhas e histórias em suas paredes, as pirâmides sem dúvida são o destino ideal para quem ama uma aventura, gosta de explorar lugares novos e quer ficar cara a cara com um ambiente cheio objetos que te transportam de volta no tempo, para um mundo antigo e misterioso.
Outra curiosidade é que a três pirâmides de Gizé, ou seja, a Grande Pirâmide de Quéops, a Pirâmide de Quéfren e a Pirâmide de Miquerinos, são consideradas construções com precisão astronômica, isso porque estão alinhadas com as estrelas da constelação de Órion, sendo a Grande Pirâmide de Gizé a maior e mais antiga das três.
Se você tiver a paciência para aguentar o desafio de enfrentar uma multidão e o calor intenso do deserto, você será recompensado com uma experiência maravilhosa dessa atração turística tão conhecida, e sem dúvida você experimentará uma viagem verdadeiramente única e inesquecível. Se pudéssemos te dar uma dica, seria para incluir uma visita às pirâmides na sua lista de destino, você não iria se arrepender.