Compartilhe este artigo
Bem-vindo (a) ao nosso blog mapa do viajante, se você assim como nós é um apreciador de belas peças arquitetônicas, lugares cheios de histórias, que nos conectam com o passado, e refletem a engenhosidade humana além do seu tempo, você vai curtir esse artigo, afinal existem cidades consideradas as mais antigas do mundo, e cada uma delas possui arquiteturas espetaculares e detalhes fascinantes, por isso, dessa vez trouxemos alguns dos lugares mais antigos, com suas características únicas, histórias que nos remetem ao passado, e uma arquitetura encantadora, vem acompanhar esse conteúdo.
1. Jericó, Palestina
Ao visitar jericó você estará voltando ao passado, cerca de 8.000 anos a.C., imagina estar frente a frente com uma das evidências mais antigas, porém mais bem projetada, a fama da cidade se dá por causa das suas muralhas que a cercavam, que segundo a história possuía aproximadamente 20 pés de altura, hoje você verá apenas algumas ruínas e vestígios do que antes era uma grande fortificação, no contexto bíblico, as muralhas caíram em uma batalha entre Josué e os povos que habitavam a cidade.
Além de refletir cenários de passagens bíblicas, a cidade tem sua fama devido ao seu antigo sistema de irrigação, que inclui a Fonte de Eliseu, além de suas torres antigas construídas no período islâmico.
2. Damasco, Síria
Agora voltando cerca de 10.000 a.C. temos a cidade de Damasco, que possui uma inigualável arquitetura islâmica, onde você pode admirar palácios, mercados e as mesquitas, ou seja, locais de adoração e oração de mulçumanos.
Você também pode explorar o mais sagrado local de Islã, que também é um ponto turístico, o Umayyad Mosque, um edifício rico em cultura e beleza, além disso, você pode conhecer um pouco da história romana já que a cidade abriga o Templo de Júpiter, que foi construído no século II a.C.
3. Luxor, Egito
Fundada no século XIV a.C, durante o reinado de Amenhotep III, essa cidade egípcia possui templos antigos, com estruturas incríveis e uma arquitetura admirável, como o Templo de Karnak e o Templo de Luxor.
Tais monumentos remetem ao passado, sendo o Templo de Karnak o maior do mundo antigo, ao visitá-lo você verá a estátua do deus Amon, considerado deus dos ventos e da atmosfera, dizem que o templo levou séculos para ser construído e de geração em geração os faraós egípcios decidiram erguer e continuar a obra.
4. Atenas, Grécia
Atenas é uma cidade clássica, dizem que sua criação foi por volta de 5.000 a.C., agora imagina um lugar que carrega histórias por suas colunas, e possui uma arquitetura espetacular, visitando Atenas você vai poder explorar o Partenon, templo dedicado à deusa Atena construído no século V a.C.
Conheça também as ruínas de um dos maiores templos da Grécia antiga, o Templo de Zeus Olímpico, que foi construído por volta do século VI a.C., servindo de lugar de adoração aos deuses da época.
5. Roma, Itália
A cidade de Roma é um charme, fundada em 753 a.C. é um dos pontos turísticos mais populares do mundo, e não para menos, afinal é composta por muitas atrações que remetem ao passado, com arquitetura antiga e detalhes impressionantes. Viaje no tempo ao visitar o anfiteatro Coliseu, onde havia lutas de gladiadores e animais ferozes, além disso você pode explorar a história através do Pantheon, ou pelas praças pitorescas, como a Piazza Navona e a Fontana di Trevi.
Aproveitando a proximidade, não deixe de conhecer também o Vaticano, sede da fundação católica, e viva a experiência de mergulhar na cultura, e nos tesouros da religião, como a Basílica de São Pedro e a capela sistina.
6. Cuzco, Peru
Imagina visitar a capital de um império, que governou a América do Sul, exatamente, Cusco foi sede do Império Inca no século XV, toda a sua arquitetura é voltada de influências incas e coloniais espanholas, onde você pode admirar de perto locais antigos, como a fortaleza de Sacsayhuaman e o Templo do Sol, além de conhecer uma cidade rica em história e cultura.
E não é apenas a arquitetura que atrai os visitantes, isso porque a cidade também oferece diversas atrações, uma infraestrutura excelente e foi considerada um Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.
7. Tebas, Grécia
Essa cidade grega foi fundada no século XIII a.C, e durante muito tempo foi considerada a cidade mais importante da Grécia, é famosa também por ser mencionada da mitologia grega como a moradia do herói Hércules, um semideus. Agora se imagine diante das suas ruínas arqueológicas, reflexo das histórias que ocorreram por lá a anos, explore lugares como Templo de Apolo Ismeniano e a Tumba de Oedipus, e se encante com os detalhes.
8. Varanasi, Índia
Essa cidade é uma das mais antigas da Índia, cheia de cultura do hinduísmo, é um importante centro religioso com templos e ghats ao longo do rio Ganges. Pesquisas apontam que sua história está ligada a pelo menos 3.000 anos, mas se você for fazer uma visita a cidade, você pode apreciar as tradições que por lá ocorrem, como as cerimônias de cremação, além de ter uma visão da vida cotidiana indiana.
9. Suzhou, China
Suzhou é para você que procura uma mistura de arquitetura antiga, mais a beleza da natureza, a cidade com história que remete a 2.500 anos, vai te surpreender com belos jardins chineses, canais encantadores e pontes de pedras bem arquitetadas.
Uma experiência na autêntica cultura chinesa, através da vida cotidiana, mercados tradicionais, restaurantes locais, mas também o charme do antigo, com seu patrimônio cultural e histórico.
Na verdade, é indescritível a sensação que essas cidades históricas nos trazem, mas se pudéssemos colocar em palavras, diríamos que é como viajar no tempo, onde te permite ter um leve vislumbre da história e beleza da ancestralidade, e aí você vai prestando atenção aos detalhes, ao estilo, e sem perceber você está mergulhando em influências religiosas, na cultura e passa a querer saber mais dessa rica bagagem histórica.
Permita ser cativado pelo antigo, no que ele carrega, no que ele quer te contar, se você tiver a oportunidade explore essas incríveis cidades, e conheça as suas histórias e monumentos arquitetônicos.