Compartilhe este artigo
Não há nada melhor do que viajar, conhecendo o mundo lá fora, aquele friozinho na barriga de explorar novos lugares, novas culturas e colecionar momentos incríveis. Mas antes mesmo de chegar no tão sonhado destino, há muitas coisas a serem consideradas, afinal você quer evitar a todo custo imprevistos, né? Principalmente aqueles que facilmente poderiam ser evitados. Se você é essa pessoa, não se preocupe, trouxemos 10 dicas de planejamento para ajudar a tornar esse processo fácil, leve e agradável para você iniciante que está animado em cair na estrada, vem com a gente!
-
Escolha o destino
Pode parecer bem óbvio, mas a escolha do destino é sem dúvida a decisão mais importante, afinal ela que vai posteriormente direcionar as demais decisões que você deverá tomar, não entendeu? Pensa só, claro que sempre devemos ter peças coringas na mala, mas imagina que você separou todas as suas roupas pensando no calorzão e de repente, quando chegou no destino não saiu o sol, estava muito frio no local. O destino vai direcionar se você deve considerar sapatos mais confortáveis para longas caminhadas, o tipo de roupa, a época do ano, enfim, ele influencia muito.
Comece pensando em quais lugares você gostaria de visitar e pesquise sobre eles, fique por dentro das atrações turísticas, a cultura local e o clima, também se atente se é necessário passaporte e visto, e se eles estão em dia. Faça uma lista dos locais e busque indicações e sugestões em blogs, guias de viagens, amigos e familiares, para que sua decisão esteja bem estruturada.
-
Defina seu orçamento
Após escolher o destino, é importante definir um orçamento para a viagem. Considere os custos de passagem aérea ou outras formas de transporte, hospedagem, alimentação, atrações turísticas e outras despesas. Tenha em mente que os custos variam conforme o destino e a época do ano.
Uma dica é pesquisar sobre os preços médios de cada item e fazer uma planilha com todos os custos previstos. Isso ajudará a ter uma ideia mais clara do quanto você precisará economizar para a viagem.
-
Escolha acomodações adequadas
Considere o tipo de viagem que está fazendo, se você busca economizar dinheiro ou possui um roteiro que visa aproveitar tanto o lugar que você só volta para dormir, pode optar por hostels ou albergues, mas se você está viajando em família ou com os amigos, pode ser melhor alugar um apartamento ou uma casa, atualmente tem alguns apps onde você aluga sua acomodação com precinhos bem em conta.
A localização também conta muito, escolha acomodações mais próximas dos pontos turísticos que você deseja visitar, ou do transporte público para facilitar o seu deslocamento, se for o caso.
-
Faça um roteiro
Eu sei que tem pessoas que gostam de levar uma vida na espontaneidade, mas um roteiro ajudará você a aproveitar ao máximo a viagem. Comece procurando as atrações que você gostaria de conhecer, pesquise sobre os horários de funcionamento, preços de ingressos, se elas ficam mais próximas umas das outras, assim você consegue administrar melhor seu tempo.
Coloque no roteiro tempo para descansar e apreciar a cultura local, você não precisa visitar tudo em um dia, tenha tempo suficiente para curtir o local, se não der tempo de tudo fica um gostinho de quero mais para próxima viagem.
-
Atenção ao fazer a mala
Eu sei que tem pessoas que gostam de levar uma vida na espontaneidade, mas um roteiro ajudará você a aproveitar ao máximo a viagem. Comece procurando as atrações que você gostaria de conhecer, pesquise sobre os horários de funcionamento, preços de ingressos, se elas ficam mais próximas umas das outras, assim você consegue administrar melhor seu tempo.
Coloque no roteiro tempo para descansar e apreciar a cultura local, você não precisa visitar tudo em um dia, tenha tempo suficiente para curtir o local, se não der tempo de tudo fica um gostinho de quero mais para próxima viagem.
-
Leve seus documentos
Antes mesmo de sair de casa, verifique se está levando todos os seus documentos necessários, isso inclui passaporte, visto, carteira de vacinação, seguro de viagem e outros documentos importantes, além disso você precisa se certificar que eles estão em dia, se não eles não valerão de nada.
-
Passagens e acomodações com antecedência
Quanto mais perto da viagem, maiores as chances de os valores das passagens estarem mais caras, então se o objetivo é economizar, comprar passagens com antecedências é uma ótima opção, o mesmo vale para as acomodações, pense que reservar antes além de economizar, garante que você tenha um lugar para ficar durante a viagem, imagina chegar no destino e descobrir que é alta temporada e está tudo cheio, seria desesperador.
-
Pesquise sobre a cultura local
Ao saber sobre seu destino você pode evitar situações desconfortáveis e constrangedoras, cada lugar possui seus costumes, regras de etiqueta, língua falada, conhecer esses detalhes demonstra respeito com uma cultura diferente da sua e te ajuda a aproveitar ao máximo a viagem sem surpresas.
-
Aproveite a comida local
Mantenha sua mente aberta para essa oportunidade, afinal você se programou, gastou dinheiro, viajou para um lugar novo, merece experimentar a culinária local e se deliciar com novos pratos e sabores. Procure recomendações de restaurantes e permita que as especialidades locais conquistem seu paladar.
-
Esteja preparado para imprevistos
Por fim, não poderíamos encerrar sem dizer que apesar de todo planejamento, às vezes as coisas podem sair um pouco fora do que imaginamos ou nos programamos, por isso mantenha a mente aberta para imprevistos e esteja preparado para lidar com eles, quem sabe o que não foi planejado se torne posteriormente a melhor experiência da viagem, tente outra perspectiva.
Sabemos que planejar uma viagem pode ser bem desafiador para quem está iniciando agora, e digo mais, é desafiador até para quem já pega estrada a mais tempo, entretanto não há nada mais prazeroso que conhecer novos lugares e viver essas aventuras. Esperamos que com nossas dicas o processo do planejamento da sua viagem tenha se tornado mais fácil e que você possa aproveitar ao máximo esse momento!