Compartilhe este artigo
Neste artigo, vou compartilhar com vocês um guia para conhecer e explorar a cidade de Nova York em 5 dias. Nova York é uma das cidades mais famosas e vibrantes do mundo, com uma infinidade de atrações, bairros, museus, restaurantes e shows para todos os gostos. Neste roteiro, vou mostrar como aproveitar o melhor da Big Apple, visitando os ícones de Nova York, como a Estátua da Liberdade, o Empire State Building, a Times Square e o Central Park, mas também explorando diferentes áreas da cidade, experimentando novos sabores e assistindo a um espetáculo da Broadway. Vamos lá?
Dia 1: One World Observatory, Memorial 9/11, Ferry para Staten Island e SoHo
Distância percorrida: 1,6 km mais 0,8 a 1,6 km em SoHo
Comece o seu primeiro dia em Nova York com uma vista panorâmica da cidade no One World Observatory, o deck de observação do One World Trade Center, o sétimo edifício mais alto do mundo e o mais alto do hemisfério ocidental. Este arranha-céu fica ao lado das marcas dos antigos edifícios do World Trade Center que foram destruídos nos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Do One World Observatory, você tem vistas incríveis de Manhattan, da Estátua da Liberdade, do Brooklyn, de Staten Island e de Nova Jersey. Além disso, ao chegar cedo, você evita as multidões e tem uma experiência mais agradável.
Depois de admirar a vista, desça até o Memorial 9/11, um tributo às vítimas dos ataques. O memorial consiste em duas piscinas gigantes no local onde ficavam as torres gêmeas, com os nomes das vítimas gravados nas bordas. É um lugar emocionante e tocante, que lembra a tragédia que abalou o mundo.
Ao lado do memorial, fica o Museu 9/11, que conta a história dos ataques através de objetos, fotos, vídeos e depoimentos. O museu é muito bem feito e informativo, mas também muito pesado e triste. Se você quiser visitá-lo, reserve pelo menos duas horas para ver tudo com calma.
Para mudar um pouco o clima, pegue o ferry gratuito para Staten Island na Whitehall Terminal. O ferry sai a cada meia hora e leva cerca de 25 minutos para atravessar o rio Hudson. No caminho, você terá uma vista privilegiada da Estátua da Liberdade, símbolo da liberdade e da democracia nos Estados Unidos. Você também poderá ver o skyline de Manhattan se afastando e se aproximando novamente na volta.
De volta a Manhattan, pegue o metrô até o bairro de SoHo, um dos mais charmosos e descolados da cidade. SoHo significa South of Houston Street (sul da rua Houston) e é conhecido por suas lojas de grife, galerias de arte, cafés e restaurantes. Passeie pelas ruas e admire a arquitetura dos prédios de ferro fundido que datam do século XIX. Aproveite para fazer compras nas lojas locais ou nas grandes redes como Zara, H&M e Uniqlo. Se bater a fome, experimente um dos muitos restaurantes do bairro, como o Balthazar (francês), o Jack’s Wife Freda (mediterrâneo) ou o Dominique Ansel Bakery (famoso pelo cronut).
Dia 2: Tour pelos contrastes, visita aos bairros de Nova York
Distância percorrida: depende do tour escolhido
No segundo dia do seu roteiro de 5 dias em Nova York, você vai conhecer os diferentes bairros da cidade através de um tour pelos contrastes. Esse é um passeio guiado que leva você aos principais bairros étnicos e culturais de Nova York, como Harlem (afro-americano), Bronx (latino), Queens (asiático) e Brooklyn (judeu ortodoxo). Você vai aprender sobre a história, a cultura e as curiosidades de cada lugar, além de ver grafites, pontes, estádios e cenários de filmes e séries. O tour dura cerca de 5 horas e é feito em ônibus ou van, com paradas para fotos e caminhadas.
Existem várias empresas que oferecem esse tipo de tour, como a Touristear, a WePlann e a Civitatis. Os preços variam entre 40 e 60 dólares por pessoa e é recomendável reservar com antecedência pela internet. Os tours são geralmente em espanhol ou inglês, mas você pode encontrar alguns em português também.
Depois do tour, você pode aproveitar o resto do dia para explorar mais algum bairro que tenha chamado sua atenção ou que não tenha sido incluído no passeio. Por exemplo, você pode visitar o Chinatown, o maior bairro chinês do ocidente, onde você vai se sentir em outro país, com suas lojas, restaurantes, templos e mercados. Ou você pode ir ao Greenwich Village, um bairro boêmio e histórico, onde fica a famosa escadaria do filme Joker, o parque Washington Square e a rua Gay Street. Outra opção é conhecer o Brooklyn Bridge Park, um parque à beira do rio que tem uma vista incrível da ponte do Brooklyn e de Manhattan.
Dia 3: Estátua da Liberdade, Lower Manhattan, Memorial 11/9, Empire State, Highline
Distância percorrida: 2,4 km mais 2,4 km no Highline
No terceiro dia do seu roteiro de 5 dias em Nova York, você vai visitar a Estátua da Liberdade, o monumento mais famoso da cidade. Para chegar até ela, você precisa pegar um ferry na Battery Park que leva até a Liberty Island, onde fica a estátua. O ferry também para na Ellis Island, onde fica o museu da imigração, que conta a história dos milhões de imigrantes que chegaram aos Estados Unidos por esse local.
Para visitar a Estátua da Liberdade, você tem três opções de ingresso: pedestal, coroa ou reserva. O ingresso pedestal permite que você suba até a base da estátua e tenha uma vista panorâmica da cidade. O ingresso coroa permite que você suba até a coroa da estátua por uma escada em espiral de 354 degraus. O ingresso reserva só permite que você circule pela ilha. Todos os ingressos incluem o ferry e o acesso ao museu da imigração.
Os ingressos custam entre 23 e 28 dólares para adultos e entre 12 e 23 dólares para crianças. É altamente recomendável comprar os ingressos com antecedência pela internet, pois eles costumam esgotar rápido, especialmente o ingresso coroa. O ferry sai a cada 20 ou 30 minutos e leva cerca de 15 minutos para chegar à Liberty Island. Reserve pelo menos 3 horas para fazer esse passeio com calma.
De volta à Battery Park, siga para o Lower Manhattan, a parte mais antiga da cidade. Aqui você vai encontrar vários pontos de interesse, como o Wall Street, o centro financeiro de Nova York, onde fica a bolsa de valores e o famoso touro de bronze. Você também pode ver o Federal Hall, onde George Washington foi empossado como o primeiro presidente dos Estados Unidos, e a Trinity Church, uma das igrejas mais antigas da cidade.
Outro lugar imperdível no Lower Manhattan é o One World Observatory, que você já visitou no primeiro dia. Se você não quiser repetir a visita, pode aproveitar para conhecer o Oculus, uma estrutura branca e futurista que abriga um shopping center e uma estação de metrô. O Oculus foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava e custou quase 4 bilhões de dólares.
Para terminar o dia em grande estilo, pegue o metrô até o Empire State Building, um dos edifícios mais icônicos de Nova York. Com 102 andares e 381 metros de altura, o Empire State foi o prédio mais alto do mundo por quase 40 anos, até ser superado pelo World Trade Center em 1972. Do seu deck de observação, você pode ter uma vista de 360 graus da cidade, incluindo o Central Park, a Times Square e a Estátua da Liberdade. O ingresso custa 42 dólares para adultos e 36 dólares para crianças e permite que você suba até o 86º andar. Se quiser ir até o 102º andar, você precisa pagar mais 20 dólares.
O Empire State fica aberto até a meia-noite, então você pode escolher o horário que preferir para ver a cidade iluminada. Uma dica é comprar o ingresso com antecedência pela internet e evitar filas. Outra dica é usar o aplicativo oficial do Empire State, que funciona como um guia de áudio e oferece informações sobre os pontos de interesse que você vê da janela.
Dia 4: Top of the Rock, Central Park, um musical
Distância percorrida: 3,2 km
No quarto dia do seu roteiro de 5 dias em Nova York, você vai começar com outra vista espetacular da cidade no Top of the Rock, o deck de observação do Rockefeller Center, um complexo de 19 edifícios comerciais que é um dos mais importantes de Nova York. O Top of the Rock fica no 70º andar do GE Building e oferece uma vista deslumbrante de Manhattan, com destaque para o Empire State Building e o Central Park. O ingresso custa 38 dólares para adultos e 32 dólares para crianças e permite que você fique quanto tempo quiser no deck.
O Rockefeller Center também tem outras atrações, como o Radio City Music Hall, uma famosa casa de espetáculos onde acontecem shows, concertos e eventos especiais, como o Christmas Spectacular com as Rockettes, um grupo de dançarinas sincronizadas. Você pode fazer um tour pelo Radio City e conhecer os bastidores, o palco e até encontrar uma Rockette. O tour custa 31 dólares por pessoa e dura cerca de 75 minutos.
Outra atração do Rockefeller Center é a NBC Studios, a sede da rede de televisão NBC, onde são gravados programas como Saturday Night Live, The Tonight Show com Jimmy Fallon e The Today Show. Você pode fazer um tour pelos estúdios e ver como funciona a produção de um programa de TV, além de participar de uma simulação interativa. O tour custa 35 dólares por pessoa e dura cerca de 65 minutos.
Depois de explorar o Rockefeller Center, siga para o Central Park, o maior e mais famoso parque de Nova York. Com mais de 340 hectares, o Central Park é um verdadeiro oásis verde no meio da selva de pedra, com lagos, pontes, fontes, estátuas, jardins e trilhas. Você pode passear pelo parque a pé, de bicicleta, de carruagem ou de pedicab (um triciclo com um banco para passageiros). Há muito o que ver e fazer no Central Park, como visitar o Belvedere Castle, um castelo de pedra que funciona como um centro de visitantes e um observatório meteorológico; ver o Strawberry Fields, um memorial dedicado a John Lennon, que foi assassinado em frente ao parque em 1980; tirar uma foto no Bethesda Terrace, uma escadaria ornamentada que leva à Bethesda Fountain, uma fonte com uma escultura de um anjo; ou relaxar no Sheep Meadow, um grande gramado onde as pessoas fazem piqueniques, jogam frisbee ou tomam sol.
Para terminar o dia em grande estilo, nada melhor do que assistir a um musical da Broadway, a meca do teatro musical no mundo. A Broadway é uma avenida que corta Manhattan e onde se concentram os principais teatros da cidade. Há musicais para todos os gostos e bolsos, desde os clássicos como O Fantasma da Ópera, O Rei Leão e Chicago, até os mais modernos como Hamilton, Dear Evan Hansen e Wicked. Os ingressos custam entre 50 e 200 dólares, dependendo do musical, do assento e da data. Você pode comprar os ingressos com antecedência pela internet ou tentar a sorte nas bilheterias do TKTS, que vendem ingressos com desconto para o mesmo dia.
Dia 5: Woodbury Commons, compras no outlet
Distância percorrida: depende do outlet escolhido
No quinto e último dia do seu roteiro de 5 dias em Nova York, você pode aproveitar para fazer compras no Woodbury Commons, um dos maiores e melhores outlets dos Estados Unidos. O Woodbury Commons fica a cerca de uma hora de Manhattan, em Central Valley, e tem mais de 200 lojas de marcas famosas, como Nike, Adidas, Calvin Klein, Tommy Hilfiger, Ralph Lauren, Michael Kors, Coach, Kate Spade, entre outras. Você pode encontrar roupas, sapatos, bolsas, acessórios, perfumes e cosméticos com descontos de até 70%.
Para chegar ao Woodbury Commons, você pode pegar um ônibus na Port Authority Bus Terminal, na 42nd Street com a 8th Avenue. O ônibus sai a cada meia hora e custa 42 dólares ida e volta. Você também pode contratar um serviço de transporte privado ou alugar um carro. O outlet fica aberto das 9h às 21h e tem vários restaurantes e cafés para você fazer uma pausa entre as compras.
Se você não quiser ir até o Woodbury Commons, você pode optar por outros outlets mais próximos de Manhattan, como o Jersey Gardens, em Nova Jersey, ou o Empire Outlets, em Staten Island. Ambos têm menos lojas e variedade do que o Woodbury Commons, mas também oferecem bons preços e facilidade de acesso.
E assim termina o seu roteiro de 5 dias em Nova York. Espero que você tenha gostado das dicas e que aproveite ao máximo a sua viagem pela Big Apple. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. Até a próxima!