Compartilhe este artigo
Realizar aquela sonhada viagem é uma das experiências mais legais da vida, afinal é viajando que você sai um pouco da zona de conforto, conhece novos lugares, novas culturas, coleciona novos e inesquecíveis momentos, além de curtir aventuras únicas que cada lugar pode proporcionar. Entretanto, viajar também pode ser muito caro, e na maioria das vezes nós temos um orçamento limitado, porém isso não significa que não podemos aproveitar a viagem, neste post vamos contar para você 10 maneiras de economizar dinheiro, sem abrir mão da qualidade da experiência da viagem, vem com a gente!
-
Defina um orçamento e planeje.
A primeira coisa a se fazer diante da vontade de colocar o pé na estrada e visitar novos lugares é se planejar, e diante disso, definir uma média do orçamento que você terá para curtir a viagem, para isso faça uma pesquisa e coloque em um papel os gastos prováveis que toda viagem tem, isso inclui as passagens, hospedagem, alimentação, transporte, possíveis atrações e atividades. Com isso você terá um melhor controle do quanto dinheiro está disponível ou comprometido.
-
Escolha o destino sabiamente
Nós sempre temos uma lista de destinos que desejamos visitar, e naturalmente alguns lugares são mais caros que outros, por isso nossa dica é que você aposte em lugares onde o custo de vida é mais baixo ou onde sua moeda tem mais valor, além disso, outra dica é evitar viajar durante a alta temporada, visto que nessa época os preços estão mais elevados.
-
Pesquise passagens aéreas e hospedagem com antecedência.
Comprar passagens e reservar a hospedagem com antecedência é uma ótima forma de economizar dinheiro, afinal você estará pesquisando os valores e suas oscilações, e quem sabe você observa uma grande oportunidade de desconto, além disso muito se vê que quanto mais próximo da data da viagem, os valores aumentam drasticamente. Outro ponto é que reservando antes da data sua acomodação, significa uma garantia de um lugarzinho para ficar durante toda sua estadia no local, afinal em altas temporadas os hotéis e casas são muito disputados.
-
Compre alimentos em supermercados locais.
Claro que se você pretende aproveitar ao máximo sua viagem, você vai querer experimentar a culinária local, entretanto comer fora todos os dias em restaurantes pode ser uma grande despesa, por isso nossa dica é que você também aposte na famosa comida caseira, comprando alimentos em supermercados locais e fazendo suas próprias refeições, outra opção é experimentar a comida de rua local, que na maioria das vezes é mais barata do que restaurantes tradicionais.
-
Ande a pé ou use transporte público.
O melhor de tudo é buscar uma acomodação mais próxima das atrações que você deseja visitar, dessa forma você evita gastar com transporte e pode ir fazendo uma caminhadinha, admirando a paisagem, porém se isso não der certo, você pode optar por acomodações mais próximas do transporte público, isso vai fazer você gastar menos e explorar de forma autêntica os locais ali da região.
-
Visite atrações gratuitas ou com desconto.
Todo destino possui sua lista de atrações únicas e encantadoras, e se você está procurando economizar uma graninha, é bom dar uma pesquisada em atividades gratuitas ou com desconto, isso inclui museus, parques e galerias, verifique se há dias ou horários específicos em que as atrações estão com melhores condições, se você achar que há necessidade reserve antes seus ingressos, para não correr o risco de terem esgotados na hora.
-
Use aplicativos de desconto e cupons.
Outra excelente opção que a tecnologia nos oferece são aplicativos e sites com descontos e cupons para viagens, um exemplo é o site TripAdvisor ou o Groupon, pesquise nesses ou nos muitos disponíveis para encontrar descontos em atividades, restaurantes e hospedagem, além disso, outra dica é verificar se o seu cartão de crédito oferece algum tipo de benefícios, como pontos para viajantes.
-
Evite compras impulsivas
Ter um orçamento claro e bem definido é essencial, sei que durante a viagem pensamos em levar algumas lembranças e souvenirs para casa, mas sempre analise a situação, para que a decisão seja a mais sensata o possível, e não apenas um desejo impulsivo, afinal quando agimos assim caímos em uma das maiores armadilhas financeiras que se tem em viagens, e nos colocamos em situações complicadas com relação ao dinheiro.
-
Viaje com amigos ou família.
A viagem com familiares e amigos, além de tornar tudo mais agradável, divertido e inesquecível, pode tornar tudo mais barato também, isso porque é uma ótima oportunidade de se compartilhar gastos, como por exemplo dividir uma hospedagem ao invés de ficar em quartos separados, ou dividir despesas ligadas a alimentação e transporte, dessa forma, todos tem proveito da situação, saem “ganhando” e economizando dinheiro na viagem.
-
Esteja preparado para imprevistos